Numa publicação anterior falei sobre conserto do Panasonic Q que troquei o trilho. Ficou um pouco de frustração porque:
1) Não ficou 100% (trilho agarrando e/ou correia frouxa);
2) Não deu para testar (sem jogos em casa de GC-Japa);
Antes de fechar aquela sessão eu peguei o outro GameCube que havia comprado no bazar da igreja (mas isso é uma outra história) pra matar a vontade de jogar um pouco. Não lia os jogos. Guardo tudo e vou estudar o causo.
De acordo com “A Internet” isso é um problema frequente no GC onde é necessário ajustar a potencia do leitor. Parece moleza. Vamos lá!
AVISO: Não faço a menor idéia do que faço, não tenho formação em eletrônica, na maioria das vezes não funciona ou ainda fica pior do que estava. Se continua a funcionar já fico ‘sastisfeito’. O procedimento abaixo não deve ser utilizado por ninguém em sua sã consciência.
Foi mal ai pela foto em pé, mas precisava pegar o GC e a tela de erro. O disco gira, o laser mexe e… nada.
Antes que mais um venha torrar a paciência que estava testando com um Super Smash Bros (“P0rr@ Texugo, é um jogo muito bom pra vc riscar ele num acidente catastrófico!”), depois eu mudei para o Luigi’s Mansion. Tá com pena manda um Fifa, PGA, NHL e afins que testo sempre com eles.
Pra abrir essa tranqueira tem que usar o tal do gamebit. A Nintendo teimava em usar esse parafuso diferentão.
Ô vontade de tirar esse dissipador pra ver os processadores, mas tenho que trabalhar na outra parte, o módulo do leitor óptico…
O tal potenciômetro que deve ser ajustado é esse VR401:
“A Internet” disse que o valor deve ser entre 250 a 500 ohms (para o meu modelo DOL-001) e que era simples de girar um pouquinho em sentido anti-horário para aumentar a potencia.
Nunca deve-se acreditar em nada da “A Internet” e principalmente em canal de Youtube porque esses caras normalmente entende menos que voce. Dois canais distintos comentaram que ao girar em sentido anti-horário o “valor deveria aumentar” porém quanto eles de fato fizeram isso, o valor medido diminuiu. “Weird, ‘cause if I turn clockwise it goes up”. Enquanto eu escrevo isso chego a conclusão que o valor diminui e a potencia do laser aumenta porque estou diminuindo a resistencia…
Antes de fazer besteira eu medi quanto estava: 396 ohms. Tentei “aumentar”, tentei “diminuir” e… Nada. Continuou a mesma coisa.
Próximos passos:
- Encomendar nova unidade óptica. (done!)
- Tentar novamente diminuir com mais cuidado a resistencia e ver se dá pra salvar a unidade.
- Mandar para alguém que realmente entenda do riscado.




