São Paulo, 5 de Novembro de 2020
Conversava com o Jot outro dia sobre quando conseguiu um convite pro programa Beta do Gmail lá em 2004, logo em seguida ao lançamento controverso no dia primeiro de abril (é, foi engraçado… a história completa está aqui nesse artigo da revista Time) e me passou um convite para entrar também. Mantenho essa conta desde então e tem se mostrado um bom serviço.
Com o passar do tempo começou a ficar meio que bagunçada (usava para qualquer assunto pessoal) e já caiu na boca do povo em emails vazados (valeu [#sqn] Dropbox, D&D Online e LinkedIn). Criar outros apelidos para uma conta era meio chato. Não sei se isso mudou mas descobri duas formas interessantes de resolver a questão:
- O Gmail aceita o sinal de “+” no nome do seu usuário para criar apelidos na conta. Funciona assim: se o seu email é zedascouves1972@gmail.com pode criar diversos apelidos como zedascouves1972+siteabc@gmail.com ou zedascouves1972+servicoxyz@gmail.com. Ambos serão entregues na mesma conta zedascouves1972@gmail.com. O serviço onde registrou esse “novo” email não terá acesso a seu endereço simplificado, digamos assim.
- Quando voce acrescenta um “.” no meio do seu nome de usuário, ele é desconsiderado pelo Gmail que recebe sua mensagem normalmente. Exemplo, o zedascouves1972 é igual a ze.dascouves1972 ou zedas.couves1972 ou zedascouves.1972. Em resumo, voce pode permutar o “.” em qualquer posição para obter um email novo! Bacana não?
O primeiro método é vantajoso para caso haja um vazamento de seus dados pessoais, seja possível identificar exatamente de onde foi.
O segundo por sua vez é legal para criar múltiplas contas no mesmo serviço (e você pode misturar os dois métodos!).
Atenção: o primeiro método as vezes não é aceito pois alguns sistemas de cadastro não permitem o uso desse caractere apesar de ser liberado de acordo com as RFC 5321, 5322 e 3696 que normatizam o email.
Lembrei de toda essa história porque hoje pela manha precisei fazer uma mudança no meu cadastro junto a uma operadora de telefonia. Olha como meu email foi cadastrado:
PS1: O email zedascouves1972@gmail.com não estava em uso no momento da publicação desse artigo.
PS2: Para saber se seu email já vazou, confira no site ‘:–have I been pwned?
PS3: Durante a “censura prévia” do Jot, ele comentou que uma conta pode sim ter apelidos. É, quase isso. Voce pode ter inúmeras contas no Gmail e fazer com que todos os endereços sejam redirecionados para uma única conta. Não é exatamente um alias, mas pode funcionar se não ficar ‘#xatiado’ de gerenciar múltiplas contas, senhas e segundo fator de autenticação (mas isso é uma outra história e outro ponto importante lembrado pelo Jot que é bom de falar a respeito…).
