Agora em 2020 entrou em vigor (ou não) a “Lei Geral de Proteção de Dados” com o intuito de fornecer mais controle ao consumidor sobre quais informações as empresas podem usar e ter em sua posse. Eis que alguém de um numero desconhecido liga no meu telefone:
URA: É o Senhor Fulano?
Eu: Hein?
(muda para um atendente humano)
Atendente: BomdiaaquiquemfalaéaAlinedaCSCumaempresarepresentantedoSantanderetemosinformacoesparaosenhor. (acho que a mina é treinada pra não respirar enquanto fala)
Eu: Peraí que não entendi, quem é tá que falando?
_ É a Aline da empresa CSC e ligo em nome do Santander com informações importantes da sua agencia.
_ OK…
_ Eu falo com o senhor Fulano de tal da Silva Lopes?
_ Hã?
_ O seu CPF é 837.342.328 e qual o dois últimos dígitos?
_ Olha moça, voce acabou de me passar duas informações sensíveis que eu não deveria saber. Voce ligou para o número errado. Esse telefone não é do senhor Fulano de tal e agora eu já tenho os dados dele para quando vocês me ligarem de novo e eu conseguir mais informações.
_ Mas eu não falei o CPF completo!
_ Olha só, os dois últimos dígitos são verificadores eu posso calcular eles…
_ Voce falou que era o senhor Fulano de tal!
_ Não falei, voce não faz idéia de quem está do outro lado da linha…
…desligou….
Publicação original no Whatsapp em São Paulo, 18 de Agosto de 2020